quinta-feira, 21 de junho de 2007

Quem foram os autores dos torpedeamentos dos navios brasileiros?



Foram os alemães(nazistas)ou os norte-americanos, os autores dos ataques aos navios brasileiros?

Cabe antes dizer que infelizmente, apesar da crônica preguiça que a maioria dos internautas tem pela leitura, o estudo abaixo(link) é muito interessante.

Não se prende a achismos. Cita datas, nomes e fatos históricos: "dá nomes aos bois".

Menciona que a partir dos primeiros ataques aos navios brasileiros no Atlântico Norte, o Brasil veio portar-se então de maneira beligerante ao Eixo. Entrava-se na lei da ação e reação!

Mas o mais importante, referenciando a autobiografia do almirante nazista Karl Doenitz - chefe da Força de Submarinos da Alemanha nazista - este reconhece que os submarinos do Eixo realmente atacaram todos os navios da Marinha Mercante brasileira na Segunda Guerra Mundial.

De forma que para os amantes daquela velha teoria conspiratória de que teriam sido os norte-mericanos: É um tiro de misericórdia.

Diz então o autor do referido estudo:

“ Finalmente, cabe dizer que o estudo acima também tem o objetivo de esclarecer uma absurda dúvida histórica que vem de boatos já surgidos ainda em tempos de guerra e que já transformado em um mito, obviamente sobrevive até hoje, ou seja, a de que a responsabilidade pelos ataques aos navios nacionais é imputada aos submarinos norte- americanos. Na década de 60 do século passado, alguns historiadores brasileiros chegaram a afirmar que os torpedeamentos de agosto de 1942 foram feitos pelos militares de Roosevelt, sustentando-se no fato de que os Estados Unidos pretendia obrigar Getúlio Vargas a declarar guerra ao Eixo. O já citado autor, Vágner Camilo Alves comenta que se Karl Doenitz, ‘a maior liderança alemã no que diz respeito à guerra submarina no Atlântico confessa, sem maiores problemas, a responsabilidade alemã pela destruição dos navios brasileiros penso já ser momento de sepultar, definitivamente, qualquer hipótese esdrúxula atribuindo à ação militar norte-americana à responsabilidade pelas perdas navais brasileiras’.”

Detalhe interessante, ao final, é citada farta bibliografia.

Vamos então ao estudo:

http://www.europa1939.com/documentos/u507.html

Nenhum comentário: